"Europeana", o protótipo da
contribuição francesa para a futura biblioteca digital europeia, foi quarta-feira aberta ao público a pretexto do
Salão do Livro de Paris.
Segundo o projecto, lançado em Março de 2005, a
Biblioteca Digital Europeia (BDE) terá
em 2010 mais de seis milhões de livros, filmes, fotografias e outros documentos de países-membros da União Europeia, acessíveis através de um único portal.Para lá da presença do presidente da República francesa, a cerimónia contou com a participação do ministro da Cultura francês, do presidente da Biblioteca Nacional Francesa,
Jean-Noel Jenneney e do seu homólogo do Sindicato Nacional da Edição francês,
Serge Eyrolles.
Para além de promover a digitalização do património cultural europeu, o
projecto pretende ser uma resposta ao portal Google, que prevê disponibilizar futuramente 15 milhões de obras procedentes de bibliotecas norte-americanas e da universidade inglesa de Oxford.
A criação da BDE é «para a França e para a Europa um importante repto e uma grande ambição ao serviço da difusão dos conhecimentos, da diversidade cultural e da valorização das línguas e dos saberes que formam a nossa identidade partilhada», considerou Chirac, em comunicado oficial. Chirac instou ainda a Biblioteca Nacional Francesa a «acelerar» a digitalização do seu património, com o objectivo de integrar cem mil volumes na BDE até ao final de 2007. Paralelamente, o presidente francês pediu ainda a intensificação das negociações com os detentores dos direitos de autor de modo a que, «respeitando estritamente a propriedade intelectual», a BDE possa conter documentos abrangidos pelos direitos de autor.
Após o seu lançamento pela França em Maio de 2005, o projecto de uma biblioteca digital europeia obteve o apoio da Alemanha, da Espanha, da Hungria, da Itália e da Polónia antes de ser aprovado pela Comissão Europeia.
No ano passado, vinte e três bibliotecas juntaram-se a este projecto. Segundo
Jean-Noel Jeanneney, o protótipo disponível hoje na Internet (
http://www.europeana.eu/) permitirá a consulta de cerca de sete mil obras francesas, para além de obras portuguesas e húngaras." Apresenta no momento 926 obras em Língua portuguesa, mas efectivamente são hiperligações à Biblioteca Nacional Digital.
Fonte: Diário Digital /Lusa -22-3-007